Home - Internacional - Espanha - FC Barcelona - Escudo, Cores e Uniforme
Escudo, Cores e Uniforme Blaugrana!

Escudo, Cores e Uniforme

Escudo
 
O escudo do Barcelona está na forma de "panela" três-quartos. Nas duas peças acima do pavilhão do Barcelona estão a Cruz de São Jorge (padroeiro da Catalunha), referente à bandeira da cidade; e, ao lado, referência à outra bandeira, da Catalunha, região da Espanha da qual a cidade de Barcelona é capital. Na parte inferior aparece uma bola sobre as cores azul e grená do clube. Entre os quartos superiores e inferiores se reproduz, em siglas, o nome do clube (F. No tempo da ditadura de Francisco Franco, que fazia opressão oficial às etnias não-espanholas do país, como a catalã, as listras vermelhas do canto superior direito eram apenas duas, para a referência dessa parte do distintivo ser à bandeira espanhola.
 
Existem duas versões sobre as origens do escudo do clube. A primeira versão conta que em 1900, um ano após o clube ser fundado, houve uma reunião para decidir o escudo (até então, o Barcelona havia utilizado o escudo da cidade). Parece que não houve acordo sobre a forma e o conteúdo do escudo e em um momento da reunião o secretário, Luis d'Osso, visivelmente irritado, disse que "essa é uma panela", que deu a ideia de propor a Hans Gamper escudo em forma de "panela".
 
A outra versão afirma que Gamper, de origem suíça, baseou-se em alguns escudos de equipas de seu país quando propôs a famosa "panela".

Cores
 
As cores do distintivo do Barcelona são o azul e grená. Existem diversas teorias sobre as causas que levaram à fundação do clube para escolher essas cores.
 
A versão estendida que foi o Hans Gamper fundou o clube, que escolheu as cores. Com efeito, verifica-se que no primeiro jogo de futebol Gamper ao lugar na cidade antes da fundação do clube, e usava aquelas cores. Sempre defendeu que Gamper escolheu estas cores porque identificou a FC Basel, a equipa suíça, crê-se que Gamper tinha jogado antes de chegar a Barcelona. Além disso, especula a possibilidade de que Gamper escolheu estas cores porque elas são o escudo do cantão suíço de Ticino, mas a única relação que Gamper Cantão foi a de que sua irmã Rosa viveu lá.
 
Outra versão afirma que as cores foram propostos por Otto Maier, um dos fundadores do clube, em honra das cores do escudo da população alemã de Heidenheim, sua cidade natal.
 
Uniforme
 
O uniforme n° 1 do Barcelona é tradicionalmente nas cores vermelho e azul. A camisa tem listras verticais e o calção e as meias sofrem variações de cores durante as temporadas. A cor original do calção é a branca, mas depois foi para o preto e mais tarde para o azul, que foi utilizado por vários anos. Na temporada 2005-06 foi utilizado pela primeira vez o calção vermelho, e a cor se repetiu no calção da atual temporada, 2010-11. As meias eram originalmente pretas, depois se tornaram azuis. Nas últimas temporadas as meias apresentam listras horizontais em azul e vermelho.
 
Já o 2° uniforme não apresenta característas tradicionais, sofre grandes variações de cores e designs de temporada para temporada. Na temporada atual, a camisa é verde, com uma faixa horizontal em azul e vermelho no peitoral. O calção é azul-marinho e as meias também são verdes. O 3° uniforme geralmente é o 2° uniforme da temporada anterior.

fcbarcelona.cat

.

About João Filipe Llosa Moreira

Scroll To Top